Qual Chocolate é o mais saudável?

→ Qual Chocolate é o mais Saudável? - Branco, Amargo ou Ao Leite 

Descubra nesse Artigo: Qual Chocolate é o mais saudável, quais são as suas particularidades nutricionais, e como escolher o melhor para você! :)

 

Quem não resiste a um bom chocolate? :)


Seja branco, ao leite ou amargo. O chocolate é uma paixão no mundo todo. O segredo deste amor está nos ingredientes que provocam o famosos "vício".

E você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios dele à saúde. O chocolate pode ser bom para a memória, sono e coração por conta do alto teor de cacau em sua fórmula.

 

Mas é preciso atenção porque nenhum tipo de chocolate está livre do açúcar, da gordura e dos estimulantes, como a cafeína.

 

Você sabe as principais características de cada um?

Vem com a gente nesse artigo, aprender a escolher o melhor chocolate para você. 

Mas antes...Vamos desvendar um grande mito sobre os Chocolates...

 

"O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau?"
Teoricamente isso...É verdade, mas não é só isso!

Dois chocolates com igual porcentagem de cacau podem não ter a mesma concentração de bons nutrientes. Depende dos ingredientes de cada tablete. Tem chocolate amargo com apenas cacau e açúcar (2 ingredientes), tem outros com cacau, açúcar e manteiga de cacau (ou seja, 3 ingredientes) e tem outros com mais de 4. E isso afeta a quantidade de nutrientes, e consequentemente o quanto saudável é o produto.

Confira cada particularidade dos diferentes tipos de chocolate:

 

Chocolate ao leite
O chocolate ao leite é uma preparação que leva massa de cacau – em proporções menores a 50% da composição da receita –, manteiga, leite (em pó ou natural) e açúcar. Essa mistura garante a esse tipo de chocolate uma coloração marrom mais clara, textura cremosa e um sabor mais adocicado, que agrada boa parte dos paladares.

No aspecto nutricional, o chocolate ao leite é uma receita com maior teor de gordura e açúcar, ingredientes necessários para produzir seu sabor e características visuais. O menor teor de cacau pode influenciar na também menor concentração de nutrientes e fitoquímicos – compostos antioxidantes que combatem os radicais livres – que são benéficos para a nossa saúde.

 

Chocolate branco
O chocolate branco é um dos tipos de chocolate que, apesar de não ter a coloração característica do cacau, também pode ser classificado nesse grupo alimentar pela ANVISA por levar em sua receita a manteiga de cacau (ao invés da massa da fruta). Ele é preparado também com leite e açúcar, características que elevam sua concentração de gordura e valor calórico.

Apesar disso, é o tipo de chocolate com sabor mais suave e agradável, se tornando um dos favoritos de quem valoriza o paladar mais adocicado. Sua textura também costuma ser mais cremosa do que a encontrada nas opções ao leite.

 

Chocolate amargo
O chocolate amargo pode variar bastante de sabor, cor e aroma de acordo com a concentração de cacau em sua receita.

Por definição, todo chocolate que utiliza um volume acima de 50% de massa de cacau em sua receita pode ser classificado como amargo. Entretanto, é possível encontrar diferentes variações dessa concentração em chocolates no mercado, com características únicas e que agradam vários tipos de paladares. Além disso, os amargos geralmente levam pouca – ou nenhuma – adição de leite e têm baixos teores de açúcar.

Os chocolates com 50% a 75% de massa de cacau são classificados pela indústria como amargos, enquanto aqueles que trabalham com 76 a 85% de cacau em sua composição são chamados de extra amargos. É possível encontrar também receitas com teores que chegam a 99% de cacau em sua composição, com a adição mínima de outros ingredientes.

Todos têm como sua principal característica a coloração escura e o amargor no paladar – que aumenta de acordo com a concentração do cacau.

Exatamente por utilizarem um volume alto da fruta em suas receitas, os chocolates amargos são considerados mais nutritivos do que os outros tipos por apresentarem maior teor de fitoquímicos e outros nutrientes em sua composição, além de menor teor de gordura e açúcar.

 

→ Lembre-se

Nada em excesso faz bem, profissionais nutricionistas recomendam de 20 a 30 gramas ao dia do chocolate amargo, para maiores benefícios.

 

Mas eai, me conta, Qual desses 3 tipos de chocolate é o seu favorito? Comenta aqui embaixo do Artigo, estamos de olho em todos os comentários! :)

 

 

 

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

GKF BRASIL NATURAL EIRELI - CNPJ: 40.858.280/0001-98 © Todos os direitos reservados. 2024